Gordura de obesos tem níveis elevados de poluentes

in Jornal Público, 26 de Julho, 2010
Por Andrea Cunha Freitas

"Uma equipa de investigação liderada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) detectou níveis preocupantes de poluentes, entre os quais pesticidas como o DDT, no tecido gordo de 20 pessoas com obesidade mórbida submetidas a cirurgia bariátrica (colocação de banda no estômago). Os resultados preliminares do projecto, que reunirá mais de cem amostras, apontam para valores entre os 9 e os 34 nanogramas por cada grama de gordura.

O objectivo da pesquisa é perceber até que ponto estamos expostos a estes poluentes orgânicos que persistem no ambiente e que, de acordo com outros estudos, interferem com o normal funcionamento do sistema endócrino. Sabe-se, por exemplo, que a exposição prolongada a estes poluentes - ainda que em níveis muito baixos, na ordem de um nanograma - tem sido relacionada com um maior risco de cancro da mama.

A análise a 20 amostras revelou altas concentrações de poluentes como dioxinas, dieldrina, DDT e DDE (alguns deles foram proibidos há décadas, mas acumulam-se no nosso organismo, incapaz de os eliminar). A coordenadora do trabalho, Conceição Calhau, nota que os valores se situam entre 9 e 34 nanogramas por cada grama de gordura e são similares aos encontrados em Espanha. Ainda assim, sublinha, são "valores preocupantes".

"São poluentes que se encontram na carne e derivados do leite, por exemplo", explica. Apesar de reconhecer que o projecto não tem um grupo de controlo que permita medir os níveis dessas substâncias na população com peso normal, Conceição Calhau defende que é mais provável que a relação exista com os obesos: os poluentes alojam-se nas células com gordura. "Trata-se de testar um raciocínio teórico: estamos cada vez mais expostos a poluentes e cada vez mais gordos." Resta saber se, a confirmar-se a hipótese, são os poluentes alojados no corpo que levam a um agravamento da obesidade ou se é a gordura que provoca maior retenção dessas substâncias.

A equipa pretende ainda avaliar os efeitos da exposição prolongada aos poluentes desde a fase in utero, devendo, para isso, iniciar até final do ano uma nova fase do projecto com recurso a ratos de laboratório. Pretende-se ainda analisar amostras de sangue de cordão umbilical, bem como pesquisar a presença e concentração destas substâncias no sangue."


Fonte:
http://jornal.publico.pt/noticia/26-07-2010/gordura-de-obesos-tem-niveis-elevados-de-poluentes-19901943.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário