RECOMENDAÇÕES PARA UM PIQUENIQUE AINDA MAIS SAUDÁVEL

"Com a chegada do bom tempo, aumenta o interesse em usufruir da natureza na companhia de familiares e amigos, enquanto se faz uma refeição. Um piquenique é uma excelente  oportunidade de comer saudável, em grupo, sem a distração da televisão (os telemóveis também podem ser desligados). É também uma oportunidade pedagógica de nos centrarmos nos alimentos, na gastronomia e nas receitas de família, na partilha dos sabores e na convivência entre gerações, ou seja, nas práticas sugeridas pelo modo de comer mediterrânico. E que a UNESCO considera património da Humanidade.

No entanto, dado o tempo quente e algumas especificidades deste modo de comer, convém seguir algumas recomendações para evitar problemas de saúde, e usufruir sem risco desta prática. Aqui ficam algumas recomendações e cuidados a ter na preparação de um piquenique.

– Se está a planear um piquenique, verifique se tem recipientes adequados. Embalagens suficientes para separar alimentos nos tamanhos adequados.

– Se o peso não é problema e consegue encontrar embalagens de vidro bem vedadas, prefira-as para transportar produtos quentes. Vidro é sempre preferível ao plástico.

– Se optar por embalagens de plástico, prefira as embalagens de Polietileno Tereftalato, ou PET, que é um polímero termoplástico adequado para transportar alimentos. Deite fora embalagens de plástico velhas, colantes ou lascadas, e prefira produtos de plástico que indicam no rótulo não conterem BPA.

– Prefira, sempre que possível, pratos frios. Ou então produtos feitos na noite anterior, como rissóis ou croquetes, que devem ser arrefecidos durante a noite e depois de bem acondicionados no frio durante a noite, transportados no dia seguinte. O mesmo se deve fazer para pratos comprados no dia anterior (como frango ou sobremesas doces).

– Prepare os alimentos, de preferência, cozinhados no próprio dia. Na preparação lave as mãos e utensílios. Não corte frutas ou hortícolas com a mesma faca que cortou carne ou peixe para evitar a contaminação cruzada;

– Fundamental, durante a viagem e preparação, separar frios de quentes. E arranjar malas térmicas de transporte para os alimentos frios com termoacumuladores suficientes para manter o frio.

– Importante também verificar se o carro que vais levar a comida fica protegido do sol e calor antes de iniciar a viagem e antes de se colocar no porta bagagens os alimentos.

– Quando chegar ao local verifique se existe um local fresco para colocar os alimentos, antes de servir. Prepare o local, coloque utensílios, etc. Só no final, retire os alimentos de maior risco do frio, e imediatamente antes de comer. Particular atenção deve ser dada aos alimentos mais perecíveis e de risco (queijo, fiambre, iogurtes, ovos, marisco, etc.).

– Quem distribui os alimentos na mesa deve ter o cuidado de lavar antes as mãos. Mesmo quem coloca os talheres e pratos/copos.

– A fruta lavada é um excelente alimento a incluir. É rica em água o que ajuda na hidratação e uma ótima sobremesa e lanche, fácil de transportar;

– Os hortícolas, cozinhados (sopas) ou crus, bem lavados, como saladas ou em palitos (cenoura, pepino, courgette,..) são opções práticas e saudáveis. Veja aqui a nossa receita de húmus com palitos de vegetais e inspire-se.

– A presença de água é fundamental. Pode sempre aromatizá-la de forma natural, adicionando um pedaço de fruta (limão, laranja, lima..), hortícolas (pepino,..), especiarias (canela,..) ou ervas aromáticas (hortelã, manjericão,..) bem lavadas previamente;

– Evite bebidas alcoólicas, excessivamente açucaradas ou com cafeína;

– Por fim e antes de servir pessoas que não conhece, em particular crianças, pergunte se alguém tem alergia a algum alimento. E em caso de dúvidas na composição de algum prato confecionado fora de casa, não arrisque.

– Aproveite este momento ao ar livre para praticar exercício físico em família como caminhadas, jogos, etc. E ainda para dar a conhecer alguns pratos com frutas e hortícolas e despertar o interesse para novos sabores saudáveis e menos comuns de encontrar no dia-a-dia.

BOM APETITE E APROVEITE !"

Sem comentários:

Enviar um comentário